2 de setembro de 2014

1 ano de cabelo natural #Transição #Aceitação

E,ai Negas?
Já faz um tempo que venho comentando aqui no blog sobre a minha aceitação,porém nada muito formal,sabem?Contudo,hoje irei faze-lo diferente,irei contar um pouco da minha história capilar...Estão prontas?
Tudo começou nos meados do ano passado,eu usava mega e o meu cabelo natural estava ultra danificados,por eu não ama-los para mim em particular não fazia a menor diferença,até que...eu não pude mais colocar o mega pois eu estava praticamente careca!!!
                                                                                        Meu mega,2012
Foi ai que meu drama começou,minha mãe afim de me ajudar sugeriu que usasse tranças,como muita resistência,aderi... a princípio usei muito Shampoo "Bomba" para o crescimento do hair,mas o processo de aceitação,não veio de primeira,aconteceu assim que passei a ter contato com grupos sobre beleza e intelectualidade negra,o primeiro foi o Blogueiras Negras,cujo expandiu meus horizontes em relação a minha posição na sociedade,em seguida o Sarará Crioulo The Hair que incentivou
a soltar a "juba" literalmente.
                                                                                  Meu cabelo,janeiro desse ano,2014
A minha relação com meu cabelo foi durante anos,uma briga contra a minha origem,raça e cor,não posso negar que já tive pensamentos racistas sobre mim e queria ser o que não sou...Branca.Os esteriótipos,os maus apelidos e negação apenas auxiliaram a formação desses complexos dentro de mim.
Talvez,você ache duro ou exagero da minha parte,mas assim como eu muitas mulheres e homens negros vivem com esses fantasmas albinos em suas mentes,detalhes que precisa ser superado,vencido,não é fácil,não tem receita...Aceitação e conhecimento...Apenas.
Meu cabelo,julho desse ano,2014
Creio que sejam a solução para o desenvolvimento de nossa cidadania.
Aceitar meu cabelo,foi a melhor sensação que tive,não me lembro o dia,apenas sei que cheguei da facul e soltei as tranças,minha mãe ficou chocada,rs
Na manhã,seguinte não coloquei lenço ou um chapéu para cobri-lo,apenas uma pequena flor de pano e "meti" a cara na rua,coisa que faria chorando e sai de cabeça erguida.
Meu cabelo,agosto,2014
Meu Cabelo é parte de mim e expressão da minha personalidade e eu o amo.
Se trança-lo,não é para doma-lo,mas para delinear meus pensamentos,se turbanta-lo não é para esconde-lo e sim para ressaltar a nobreza da minha raça e solta-lo,não é por descuido e sim por minha liberdade de expressão.Hoje Sou Uma Negra Bem Resolvida
EveG

Nenhum comentário:

Postar um comentário