21 de novembro de 2013

Medo de ser negro?

Olá,Chuchus!
Como vão?
Ontem,dia 20 foi o dia da Consciência Negra,mas apesar da proposta do feriado ainda existem pessoas que não se consideração negras por assimilar a tonalidade de pele a marginalidade e inferioridade.
Então a pergunta que fica no ar é a tal:Por que ter medo de ser negro?

Frenquentemente é ensinado nas escolas que no período colonial a escravatura fora um triunfo do branco sobre negro e pronto.
Não é dito e/ou escrito nos livros de história e nem se quer citado pelos professores que antes dos portugueses chegarem a África haviam reinos,tribos e uma cultura,que as pessoas escravizadas foram as da Realeza Africana,eram pessoas inteligentes,cultas e sábias que na sua maioria foram traídas pelos que se diziam "amigos".
O dia da consciência negra deveria fazer jovens e moças terem orgulho dar cor que carregam,pois foi mão-de-obra NEGRA que construiu esse país,as bases da nossa história foram erguidas em cima de sangue inocente que não teve a oportunidade de escolher o próprio destino e digo mais se o nossa nação andam deficiente atualmente pode-se acreditar que esses são um dos muitos motivos:A desvalorização do negro.

Outro tópico que creio ser sinônimo de indiferença e inferiorização são os padrões de beleza que simplesmente banem as negras desse esteriótipo,fazendo com que meninas cada vez mais jovens se auto repudiem e se declarem:"moreninhas","mulatinhas" ,"pardas"e jamais negras.Eu estava lendo na revista Raça que a maioria da população brasileira é negra e ainda sim só tivemos até hoje uma Miss Brasil negra e isso foi em 1986 a Deise Nunes.E por que será que não tivemos mais miss negras de 86 em diante?Será que não houverão modelos tão competentes quanto a Deise?

Sem contar,o conceito destorcido de que a negra não pode ser bonita,pois todas as vezes que encontra-se um mulher de nossa etnia com a beleza aflorada surte um espanto e comentários "nossa com você é uma negra bonita"com se a nossa raça não pudesse ser atraente.#Absurdo!
Ouvi a seguinte frase uma vez:"Sou o dono do meu destino e governador da minha alma..." Nelson Mandela.O meu sonho é transformar essa realidade no Brasil,o blog é mais um caminho,o canal no YT é outro e consecutivamente a Festa de preto,por isso convido você negro ou não,que enfrenta essas crises ou conhece alguém que sofre a nos unirmos nessa luta.Abaixo o racismo e fora os tabus!
Conto contigo!
Mil Beijos
EveG

2 comentários:

  1. É muito cultural né, eles distorcem e grande parte das pessoas não tenta saber o que há por trás disso, o que vai além do que mastigam e nos cospem. Tenho orgulho de ser negra, não posso mudar o passado, mas com certeza tento fazer um futuro melhor para nós negros.

    ResponderExcluir